Notícias do TST

terça-feira, 17 de maio de 2016

eSocial: Acompanhe as novidades em tempo real!

Com a finalidade de divulgar as últimas informações acerca do eSocial, publico este resumido artigo, atualizando os colegas empresários e equipes de apoio:

PRORROGAÇÃO DO eSOCIAL:

Fruto de uma reunião ocorrida há alguns dias em Brasília com o Comitê Gestor, é praticamente certa a prorrogação do início de vigência do eSocial, que ficará, provavelmente, para o segundo semestre de 2017 (vamos aguardar a publicação do ato normativo para sabermos mais detalhes).

NOVA VERSÃO:

Também haverá, muito em breve, a publicação de uma nova versão dos leiautes,  com ajustes em algumas especificações e registros.

Neste particular, nenhuma grande novidade, pois, como todo bom sistema informatizado, será alvo de rotineiras adequações.

QUALIFICAÇÃO EM LOTE:

Muito em breve será aberto ao público o ambiente de qualificação cadastral em lote. Até que isso ocorra, foi disponibilizado ambiente de testes para algumas empresas-piloto, através de um link da DATAPREV.

ÁRVORE DO CONHECIMENTO:

Demonstrando que o eSocial caminha à todo vapor, está no ar o portal "Árvore do Conhecimento" <www.arvoredoconhecimento.org.br>, onde os responsáveis técnicos do Comitê Gestor e representantes dos entes consorciados explicam as regras, os principais conceitos e eventos do eSocial. CLIQUE AQUI e veja o conteúdo.

EFD-REINF:

Os trabalhos da EFD-REINF estão a todo vapor, sobretudo, por envolver somente um dos órgãos consorciados (Receita Federal).  Fiquem atentos, pois, os leiautes já foram divulgados no site do SPED (cujo acesso também pode ser feito pelo site da Receita). CLIQUE AQUI para acessar o conteúdo.

COLABORAÇÃO:

Um grande colega, Sandro da Costa Moreira, da área de Gestão de Pessoas da empresa BRASILCAP e, atualmente, membro do GT-CONFEDERATIVO DO eSOCIAL, iniciará uma série de publicações neste BLOG para trazer novidades sobre o eSocial, disseminando conhecimento e informações obtidas diretamente do Comitê Gestor.

A ideia é democratizar a informação e permitir que toda a sociedade possa acompanhar e sugerir melhorias para este mega projeto.

Fabio João Rodrigues - Advogado e Consultor Jurídico-Empresarial