Notícias do TST

terça-feira, 25 de março de 2014

Portal MTE Mais Emprego: Requerimento de Seguro Desemprego pela internet

Está disponível no “PORTAL MTE - MAIS EMPREGO” (site vinculado ao Ministério de Trabalho e Emprego), a opção para requerimento do Seguro-desemprego pela internet  (Sistema Seguro-Desemprego Web - SDWEB).

A formalização do requerimento via internet substitui o tradicional preenchimento do formulário em duas vias (verde e marrom).

O portal oferece à sociedade um novo meio de interação com as políticas de emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, com as seguintes vantagens:

   >>> Trabalhador: Acessar informações do seu benefício Seguro-Desemprego, consultar vagas disponíveis e fazer seu pré-cadastro no Sistema Nacional de Emprego - SINE, bem como manifestar interesse em cursos de qualificação profissional;

   >>> Empregador: Enviar requerimentos de Seguro-Desemprego pela internet, disponibilizar vagas e realizar consultas a trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego - SINE. Enviar proposta de cursos de qualificação profissional, além de obter acesso aos portais do CAGED e CBO.

O acesso ao Seguro Desemprego Web deve ser feito por Certificado Digital ICP (e-CNPJ) e, para isso, o empregador deve primeiramente cadastrar o responsável legal (opção “Cadastrar Gestor“) no portal "MAIS EMPREGO" (CLIQUE AQUI).

O site ainda oferece outras facilidades como:

    - Enviar requerimento de Seguro-Desemprego
    - Disponibilizar vagas de emprego
    - Verificar currículo de trabalhadores
    - Gerenciar suas solicitações
    - Consultar CBO
    - Enviar Declaração CAGED
    - Enviar demanda por cursos de qualificação profissional

É muito provável que tais serviços sejam futuramente contemplados no eSocial, ao menos é o que se espera a longo prazo.

CLIQUE AQUI para conhecer o “Portal MTE - Mais Emprego”.