Notícias do TST

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

RAIS 2012 (ANO-BASE 2011): Uso Obrigatório de Certificação Digital (ICP)

Em relação a RAIS 2012, Ano-Base 2011, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou o seguinte comunicado às empresas:

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
Secretaria de Políticas Públicas de Emprego
Departamento de Emprego e Salário
Coordenação-Geral de Estatísticas do Trabalho

 
Prezado Declarante,
 
A partir do ano 2012, teremos uma grande novidade na RAIS. Os estabelecimentos que possuem 250 ou mais vínculos empregatícios a serem declarados deverão utilizar a certificação digital para transmitirem sua declaração. Além da declaração do estabelecimento, o arquivo que contiver 250 vínculos ou mais também deverá ser transmitido por meio de certificação digital.
 
ATENÇÃO! Somente será obrigatório o uso de certificação digital na transmissão da declaração ou do arquivo que tiver 250 vínculos empregatícios ou mais.
 
Para a transmissão da declaração da RAIS de exercícios anteriores também será obrigatória a utilização de certificado digital válido, independentemente do número de vínculos empregatícios.
 
As declarações poderão ser transmitidas com o certificado digital de pessoa jurídica, emitido em nome do estabelecimento, ou com certificado digital do responsável pela entrega da declaração, sendo que este pode ser um CPF ou um CNPJ.
 
Vale ressaltar que a utilização da certificação digital continuará facultativa para os demais estabelecimentos que não se enquadraram nessa obrigatoriedade, com a opção de transmitirem sua declaração por meio dessa chave privada, caso possuam.
 
Atenciosamente,

Coordenação-Geral de Estatísticas do Trabalho
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais


Essa é uma mensagem automática. Por favor, não responda esse e-mail pois esta caixa está programada para não receber mensagens. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para rais.sppe@mte.gov.br ou contate os telefones (61) 3317-6289, 3317-6153, 3317-6619